Dicas para evitar que seu cachorro fuja de casa

3 set, 2015

Dicas para evitar que seu cachorro fuja de casa

É bom saber que, um cachorro não foge de casa porque não curte mais os seus donos.
Em geral é puro instinto, cachorros não guardam rancor, mágoa nem ficam chateados com você.

Confira alguns fatores que podem fazer com que seu cachorro fuja de casa:

– Cadela no cio, ou o macho sente o cheiro de uma cadela no cio pela vizinhança.

– O instinto de caçador é muito forte ou curiosidade, vontade de reconhecer o território, principalmente se for um cão jovem.

– Medo de trovão, fogos de artifício ou medo de ficar sozinho (ansiedade de separação).

– Mudança de para um novo endereço e o cão foi recém introduzido a um novo ambiente.

– Busca por seus donos que viajaram e estão fora de casa por vários dias consecutivos.

– Quando o cão está em uma hospedagem ou local que não reconhece como seu território ou a casa de seus donos.

– Cães idosos ou doentes tendem a ficar desorientados com maior frequência e podem se perder mesmo em trajetos e lugares que eles já conhecem.

– Maus-tratos por alguém que frequenta a casa, sem conhecimento dos donos.

– Quando o cachorro está sem alimento durante muitos dias ele pode sair em busca de comida.

Dicas de como prevenir que seu cachorro fuja de casa :

-Se a casa tem grande fluxo de pessoas entrando e saindo, e o portão é direto para a rua, nesse caso coloque segundo portão menor, aquele removível mesmo (geralmente usados para crianças). Porém as pessoas teriam que abrir um portão, fechá-lo, antes de abrir o outro.

-Nos dias de jogos de futebol, festas de fim de ano, ou comemorações com fogos, coloque seu cachorro para dentro de casa. Em um lugar aconchegante, com água disponível e uma caminha. Tome cuidado com janelas e portas de vidro, pois alguns cães ficam tão desesperados que tentam atravessar estas portas. Alguns cães se sentem melhores em lugares bem pequenos (um quartinho, ou debaixo de algum móvel).
Outros vão se comportar melhor se tiverem liberdade para correr e latir.
Verifique bem e escolha o melhor lugar para seu cachorro nessas situações.

-O cio é um dos grandes causadores das fugas, seja por parte da fêmea que precisa encontrar um parceiro, ou por parte do macho. Considere com carinho a possibilidade de castrar seu cão se você não pretende ser um criador. A castração é importante já que em 90% dos casos a castração cessa o impulso de fugir. Além de trazer, em média, mais 3 anos de vida saudável para ele ou ela. Seu cão vai viver muito mais e muito mais feliz se ele for castrado.

-Não deixe seu cão sair para passear sozinho. Deixar ele ir dar a sua voltinha sem a companhia de um humano pode parecer conveniente e prático, mas coloca seu cão a mercê de inúmeros riscos. Ele pode se perder, ser roubado, ser atropelado, ser atacado por outro cão. Uma voltinha com você vai fazer muito bem para os dois.

-Caso você se mudou recentemente apresente seu cachorro para o porteiro do prédio ou condomínio e peça para ele segurar seu cão, caso ele apareça por lá sozinho. Você pode até deixar uma pequena guia e um potinho de biscoito de cães para ficar mais fácil para o porteiro pegar o cachorro.

-Existem técnicas para treinar o seu cão pra permanecer dentro de casa quando o portão é aberto pro carro sair, porém não esqueça que seu cachorro é um animal. Se passar uma fêmea no cio, um gato ou alguma distração qualquer, ele pode facilmente sair da casa e se perder ou ser atropelado, sempre tenha muita atenção com seu cãozinho.

Uma grande variedade de coleiras, guias você encontra na Auquimia Pet Shop em Manaus.

Dicas para evitar que seu cachorro fuja de casa
Dicas para evitar que seu cachorro fuja de casa

Artigos Relacionados:

Auquimia Pet Shop e Consultório Veterinário

O melhor Petshop de Manaus! Aqui seu pet pode se consultar, Vacinar, Imunizar, Operar, Banhar, Tosar, e contar com Assistência 24 Hrs. Entre em contato conosco pelo nosso fone : 92 3636 0666 | 92 99962 0298

Deixe uma resposta

*