Dicas de cuidados com Canários

3 maio, 2016

Dicas de cuidados com Canários

Os canários são sem dúvida uma das espécies de pássaros mais populares, tornando-se num ideal animal de estimação devido ao seu bonito aspecto e o seu agradável canto. Mas como todos os animais, também necessitam de certas atenções, vamos dar algumas dicas de como cuidar do seu canário e garantir uma vida saudável esse pássaro tão simpático.

Gaiola ou Jaula

Em primeiro lugar deverá adquiri uma gaiola espaçosa para o canário. A localização da gaiola é muito importante, devemos escolher um espaço em que não haja tanto sol ou vento forte e em que o canário esteja livre de ser atingido por outros animais. Isto é especialmente importante se decidirmos colocá-lo no jardim de uma casa, por exemplo.

A jaula deverá estar muito bem fixada à parede para não correr o risco de cair no chão. Certifique-se de que não se move ou inclina para os lados, deste modo o canário estará seguro quando brincar de um lado para o outro e não correrá o perigo de se ferir.

Higiene

Um aspecto muito importante no cuidado do canário é a limpeza da jaula ou gaiola, esta deve-se fazer frequentemente, mas irá depender de quão sujo for o seu pássaro, pelo menos uma vez por semana deverá ocupar-se desta tarefa. Coloque sempre papel de jornal ou papel de cozinha no chão da gaiola, para quando for limpar a gaiola ser mais fácil retirar os excrementos e a sujidade que cai para o chão.

Os acessórios que estão dentro da gaiola também deverão ser limpos, caso contrário o animal poderá ficar doente, mude a água todos os dias para que esta esteja limpa e fresca. Tenha em conta que os canários são bastante delicados, por isso é importante dedicar-lhes todos os cuidados que requerem.

Quando chega à noite tape a gaiola do canário com um cobertor, assim estará a protegê-lo do frio e de algum inseto que poderá perturbar-lhe a sua tranquilidade.

O canário alimenta-se, normalmente, à base de alpiste, embora também lhe possa dar frutas como a maçã. A porção diária de comida é cerca de uma colher de sopa, no entanto muitos donos costumam encher a comida e quando se tiver acabado, voltam a encher.

Tenha em conta que a plumagem destas aves também é delicada, por isso poderá consultar o veterinário para lhe receitar algum tipo de vitaminas para dar ao seu animal para este ficar mais saudável.

É conveniente que este tipo de animais estejam acompanhados, pode decidir ter um casal macho e fêmea, dois machos, etc., mas tente sempre que pelo menos sejam dois para não se sentirem sozinhos.

Muitas pessoas não costumam levar estes animais a consultas médicas, no entanto não é demais fazê-lo pelo menos uma vez por ano para certificar-se de que tudo está bem, por fim se decidiu ter um animal de estimação lembre-se que precisa dos cuidados mínimos.

Caso seu animal de estimação apresente algum problema de saúde, recomendamos leva-lo ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a como cuidar de um canário, recomendamos que entre na nossa categoria de Aves.

Conselhos

Não se esqueça de dar ao seu canário todas as atenções de que necessita para viver saudável.

Dicas de cuidados com Canários
Dicas de cuidados com Canários

Auquimia Pet Shop e Consultório Veterinário

O melhor Petshop de Manaus! Aqui seu pet pode se consultar, Vacinar, Imunizar, Operar, Banhar, Tosar, e contar com Assistência 24 Hrs. Entre em contato conosco pelo nosso fone : 92 3636 0666 | 92 99962 0298

Deixe uma resposta

*