Dicas de como cuidar de um filhote de gato

6 maio, 2016

Dicas de como cuidar de um filhote de gato

Encontrou um gato recém-nascido abandonado e não sabe o que fazer?

O abandono de gatinhos bebês ou de fêmeas grávidas é algo comum nas grandes cidades, por isso se você encontrou um filhote de gato deve cuidar bem dele, pois estes bichanos precisam de uma atenção especial. Os gatos recém-nascidos que são afastados da mãe antes das oito semanas ficam mais vulneráveis, por isso a primeira coisa que você deve fazer é ir a um veterinário. Mas enquanto não consegue uma consulta, siga as dicas que preparamos para si.

Alimentação

É provável que o gato recém nascido ainda tivesse como alimento o leite da mãe, mas na falta dela terá que arranjar um suplemento alimentar. O ideal é que você vá a uma petshop e compre leite específico para gatos recém-nascidos, esta é a melhor opção. O leite de vaca que temos em casa não é o melhor alimento que pode dar ao gatinho bebê, uma vez que os gatos costumam ser intolerantes à lactose. Mas você poderá improvisar misturando leite de vaca com água morna, em porções iguais.

Você deve oferecer sempre o leite aquecido e, antes de dar deve conferir a temperatura pingando umas gotas na parte interna do pulso ou usando um termômetro. O ideal é que o leite esteja à mesma temperatura do corpo, caso contrário poderá causar queimaduras na boca do filhote de gato. Ofereça o leite usando um conta-gotas, seringa, mamadeira própria para filhotes de gato ou, na falta dela uma mamadeira de boneca também serve. Quanto à quantidade de leite a dar, deverá ser o suficiente para aumentar ligeiramente o abdômen. O aconselhável é dar o leite várias vezes e pouco de cada vez.

Após dar a mamadeira ao gato recém-nascido, deverá realizar uma leve massagem na barriga dele para estimular o trânsito intestinal. Além disso, deverá passar um algodão embebido em água morna na região anal e genital, para imitar a sua mãe e estimular a defecção.

Tal como os bebês humanos, também devemos manter os gatos recém-nascidos sempre aquecidos. O recomendável é que mantenha o filhote a uma temperatura entre os 37,5 – 39ºC. Por isso, deve preparar uma caminha confortável e quentinha para ele com mantas, paninhos e pode até colocar um bichinho de pelúcia perto dele para lembrar o conforto da sua mãe. Por baixo da manta também pode colocar uma garrafa pet com água quente, mas tenha em atenção à temperatura para não prejudicar o bichano.

O gato é um animal conhecido por se limpar com frequência, no entanto os filhotes não aprendem logo essa habilidade por isso alguns cuidados devem ser tomados. Com um algodão embebido em uma solução de álcool e água morna (em porções iguais) deverá limpar o seu gatinho bebê. Não precisa fazer isso todos os dias, pode fazer de dois em dois dias. Além disso, é importante que o local onde ele dorme esteja sempre limpo, por isso troque com frequência as mantas e panos.

Quando o filhote completar 3 semanas de idade, poderá apresentar para ele a caixinha de areia. Nesta altura uma caixa baixa é suficiente e deverá colocar no interior granulado sanitário. Deixe que o bichano explore este espaço.

Por volta das 4 semanas de idade já poderá começar a fazer o desmame, mas é importante que isto seja feito de forma gradual. Comece por reduzir o número de vezes que toma leite para duas e, ofereça alternadamente uma papinha de ração misturada com água morna. Se ele não comer a papinha toda, é importante que você retire o recipiente pois pode fermentar e fazer mal ao seu bichano. Para acelerar o desmame e ajudar a estimular os dentinhos do filhote, pode deixar sempre disponível um recipiente com ração seca.

No caso de seu felino apresentar qualquer tipo de mal-estar, leve-o no veterinário.

Se você tiver outros gatos em casa, o filhotinho deverá ficar de quarentena para que não transmita nenhuma doença aos outros gatos, caso tenha.

Dicas de como cuidar de um filhote de gato
Dicas de como cuidar de um filhote de gato

Artigos Relacionados:

Auquimia Pet Shop e Consultório Veterinário

O melhor Petshop de Manaus! Aqui seu pet pode se consultar, Vacinar, Imunizar, Operar, Banhar, Tosar, e contar com Assistência 24 Hrs. Entre em contato conosco pelo nosso fone : 92 3636 0666 | 92 99962 0298

Deixe uma resposta

*