Conheça a espécie de Peixe Acará-disco

14 abr, 2016

Conheça a espécie de Peixe Acará-disco

Acará-disco é um dos peixes mais famosos e procurados por aquaristas do mundo todo, principalmente por suas cores magníficas e variadas, com seu formato discoide.
Confira agora mais informações sobre esses belíssimos peixes!

O formato achatado, diferente de outros membros da família Symphysodon, o Acará Disco é conhecido tanto pela sua beleza quanto pelo alto preço e dificuldade de criação. Originário da Amazônia caiu no gosto dos aquaristas e hoje é criado em larga escala na Ásia, EUA e Alemanha, lugares onde pode-se encontrar fazendas especializadas em sua criação.

A sensibilidade extrema do animal torna a criação do Acará Disco um desafio até para o mais experiente aquarista.

Conheça a espécie de Peixe Acará-disco
Conheça a espécie de Peixe Acará-disco

Cuidados com a Água

A água deve ser pura (assim deve ser para todos os peixes em aquários), livre de cloro, cloramina, metais pesados, pesticidas, amônia, nitritos, nitratos em excesso, fosfatos e com valores de pH, kH, dH e temperatura controlados. Faça trocas de água parciais de 30% semanais (opte por água morna do chuveiro).

Tente verificar detalhadamente todos parâmetros da água da torneira e tratá-la de forma que se encaixe nos parâmetros exigidos pela espécie.

Alimentação

O Acará-Disco é carnívoro, aceita bem artêmia salina, tubifex, bloodworms, larvas de mosquito, patê de coração de boi e ração industrializada específica para a espécie.

Na hora de escolher o seu “disco” dê preferência a exemplares jovens com cerca de 7 à 8 cm, estes se adaptarão com mais facilidade ao seu aquário, verifique se ele está nadando com desenvoltura e não possui manchas ou pontos pelo corpo que possam ser sintomas de doenças.

Não esqueça de perguntar ao lojista se o peixe está se alimentando e qual sua procedência, evite peixes que foram criados à base de hormônios, é comum alguns criadores ministrarem hormônios em sua criação para que os exemplares cresçam mais rápido e apresentem cores mais vibrantes possibilitando assim serem vendidos com menor idade. Estes “discos” geralmente vão perdendo sua coloração ao passar do tempo, não se desenvolvem corretamente nunca atingindo o tamanho máximo da espécie ainda podendo ser estéreis.

Companheiros ideais para os discos são os peixes que convivem com ele na natureza como Neons, Rodóstomus, Corrydoras, Bandeiras e também Ciclídeos Americanos como Ramirezis e Apistogramas.

 

 

 

Artigos Relacionados:

Auquimia Pet Shop e Consultório Veterinário

O melhor Petshop de Manaus! Aqui seu pet pode se consultar, Vacinar, Imunizar, Operar, Banhar, Tosar, e contar com Assistência 24 Hrs. Entre em contato conosco pelo nosso fone : 92 3636 0666 | 92 99962 0298

Deixe uma resposta

*