Confira por que Gatos Pretos são pets ideais

13 maio, 2016

Confira por que Gatos Pretos são pets ideais

Um gato preto não é uma raça particular de gato, é simplesmente um felino com pelagem negra. Infelizmente, desde a Idade Média esse belo animal sofre com o preconceito dos humanos.

Apesar de não definir a personalidade do gato, a cor preta do gato, pode ter relação com algumas características comportamentais do animal.  No caso dos gatos pretos, esses felinos são mais amigáveis e sociáveis do que gatos de outras cores, de acordo com a especialista em animais e autora Temple Grandin.

Confira por que Gato s Pretos são pets ideais
Confira por que Gatos Pretos são pets ideais

Gatos pretos tendem a viver melhor em grupos. Similarmente, eles são mais pacíficos, o que os fazem candidatos ideais para convivência em ambientes urbanos.  Vale notar que, além dessas características, a personalidade de cada indivíduo determina o grau de sociabilidade e o seu nível de agressividade.

Em seu livro, “Os Animais nos Fazem Humanos”, a Temple Grandin explica que algumas características que diferenciam os gatos pretos de gatos de outras cores, mostrando que a evolução fez desses gatos seres pacíficos para eles se proliferarem.  Os motivos abaixo confirmam que os gatos pretos são animais carinhosos que merecem o grande amor que os donos sentem por seus gatos.

1. Gatos pretos são mais amigáveis do que gatos de outras cores

Seja com outros gatos ou pessoas, os gatos pretos são mais amigáveis e vivem bem em grupos.  Mesmo sendo mais simpáticos do que os gatos de outras cores, os gatos pretos são vistos pelas pessoas como anti-sociais, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.  Tais percepções podem contribuir às estatísticas que apontam gatos pretos como sendo os menos adotados e mais sacrificados nos Estados Unidos.

Porém, vale notar que os gatinhos pretos são extremamente amáveis e, como outros gatos, se espelham na rotina e comportamento dos seus donos.

2. Eles lidam melhor com ambientes populosos

No seu livro, a Temple Grandin menciona que os gatos pretos lidam melhor com ambientes populosos.  Seja em uma cidade movimentada ou em uma casa com diversos animais, os gatos pretos tendem a se adaptar a esses ambientes melhor do que os gatos de outras cores.

Por onde eles vão, os gatos pretos deixam um legado.  No antigo Egito, eles eram adorados e ter um gato preto em casa era considerado um símbolo da sorte.  Hoje no Japão, esses animais também são considerados sortudos.

Por mais que os gatos pretos lidem bem com outros animais e pessoas, é sempre interessante oferecer um lugar seguro para eles ficarem.  Colocar uma cama como essa em um lugar escondido ou elevado como em cima de um móvel, por exemplo, permite o gato a observar o que está acontecendo ao seu redor sem ser visto, o que pode ajudá-lo a se sentir seguro e protegido.

3. Eles são mais inclinados a viver em comunidade do que os outros gatos

Naturalmente, os gatos pretos são mais inclinados a viver em comunidade do que gatos de outras cores.  Eles são mais tranquilos do que os outros gatos e isso os fazem animais ideais para terem em casa.  Para donos que recebem bastante visitas, o gato preto pode ser a opção desejada entre as outras cores de gatos, por conta dessas características.

Ter vários em gatos em casa tende a trazer muita alegria para os donos.  Afinal, dois gatos não necessariamente dão mais trabalho do que um só mas normalmente trazem mais do que o dobro da alegria.  Porém, nessas horas, o cheiro das fezes dos gatos pode ser um problema.  Por isso, o ideal é oferecer pelo menos uma caixa sanitária por animal e limpar as caixas com bastante frequência.  Areias sanitárias como essa que é feita de fibras vegetais e pode ser descartada no vaso sanitário, podem ajudar a manter as caixas sempre limpa e a casa sem mal odor.

4. Eles ficam menos assustados do que gatos amarelos

A Sra. Grandin também menciona outros estudos que mostram que os gatos laranjas são naturalmente mais reativos do que os pretos.  Isso por que os gatos laranjas sentem mais medo e esse medo, por consequência, pode gerar a reatividade.

Os genes que causam os gatos amarelos a serem mais tímidos e medrosos é herdado.  Sendo assim, mesmo reduzindo o medo nesses gatos, é difícil eliminar por total a sua timidez.  Pelo fato dos gatos pretos não terem esse mesmo nível de timidez, eles são naturalmente mais amigáveis com outros animais e pessoas.

5. Apesar de ter um gene recessivo, os gatos pretos se proliferam

O pelo preto é um gene recessivo.  Porém, mesmo com esse gene, os gatos pretos se proliferam.  Um dos motivos é que o gene de pelo preto também carrega uma vantagem importante para esses gatos.  De acordo com o Sr. Stephen J. O’Brien, do Projeto de Genoma Felino, é possível que a mutação que gera pelo preto também crie uma imunidade contra vírus na família de HIV felina.

O gene, que também deixa os gatos pretos mais pacíficos, pode ser responsável pela sua habilidade de acasalar com outras fêmeas.  Enquanto os gatos mais agressivos, como os gatos amarelos, gastam seu tempo brigando com outros gatos para serem os primeiros a acasalarem com as fêmeas, os gatos pretos aguardam pacientemente à sua vez.  Com essa estratégia, eles não se machucam tanto em brigas e continuam a proliferação de filhotes com pelo preto.

Confira por que Gatos Pretos são pets ideais
Confira por que Gatos Pretos são pets ideais

Auquimia Pet Shop e Consultório Veterinário

O melhor Petshop de Manaus! Aqui seu pet pode se consultar, Vacinar, Imunizar, Operar, Banhar, Tosar, e contar com Assistência 24 Hrs. Entre em contato conosco pelo nosso fone : 92 3636 0666 | 92 99962 0298

Deixe uma resposta

*