Como agir no caso de intoxicação por produtos químicos em cães

10 out, 2016

Como agir no caso de intoxicação por produtos químicos em cães

Pelo fato de ter uma personalidade naturalmente curiosa e aventureira não se surpreenda se seu cachorro involuntariamente acabar ingerindo alguma substância química que você tem em casa e que certamente será tóxica para ele. Apesar de todos os nossos esforços para tornar nossas casas um lugar seguro para nossos cachorros, infelizmente acidentes que envolvem produtos de limpeza, produtos de beleza ou até mesmo outras substâncias químicas venenosas podem ser fatais e podem acabar acontecendo.

Um cachorro pode se tornar vítima de envenenamento químico se ele engolir um produto químico ou qualquer substância quimicamente contaminada. Isso também pode acontecer se seu cachorro lambe uma substância tóxica de sua pele, come alguma planta, grama ou alguma coisa que esteja envenenada. Ou ainda, inale gases tóxicos ou absorva uma quantidade considerável de uma substância química através de sua pele.

Geralmente todas as casas mantem um estoque de diversos produtos de limpeza, solventes de tipos diferentes, detergentes, pesticidas e agentes de tratamento, como produtos biológicos para tratar ralos e fossas, produtos para limpeza de piscinas, venenos para ratos, formigas, pragas de jardim, e até mesmo adubos, alguns especialmente perigosos como a torra de mamona. O problema é que a grande maioria destes produtos químicos se forem ingeridos por animais de estimação, provavelmente irão fazer com que seu animal fique muito doente. Alguns solventes e produtos de limpeza podem até ser fatais para seu cachorro.

Se você tem cães de grande porte em casa, que tenham acesso à sua cozinha, é importante ficar atento a coisas aparentemente inofensivas como buchas e palhas de aço também.

A melhor forma de prevenir acidentes com produtos de limpeza, beleza e demais produtos químicos e venenos, é claro, é a prevenção. Mantenha todos os produtos de limpeza doméstica longe de seus pets. Produtos perfumados e com cheiros fortes, podem acabar sendo especialmente perigosos, pois atraem a atenção dos animais que tem um olfato bastante apurado. Se você suspeitar que seu cachorro possa ter ingerido, ou entrado em contato com qualquer produto supostamente perigoso, chame seu veterinário imediatamente. Quando for com seu cachorro ao veterinário, não deixe de levar consigo a embalagem do produto químico que você acredita, ou tenha certeza que seu animal possa ter ingerido.

Os produtos químicos corrosivos são usados principalmente para dissolver sujeira, são as substâncias mais perigosas para o seu cão. Eles irão queimar imediatamente os tecidos da boca e da garganta de seu pet. Se seu cachorro ingerir acidentalmente qualquer um destes produtos químicos, você NÃO deverá de forma alguma provocar o vômito, porque ao fazê-lo, a substância corrosiva irá causar mais danos a mucosa, revestimento do tubo digestivo.

Considere sempre ter um local seguro em sua casa em que você possa manter seu pet confinado em casos de reformas, utilização de produtos químicos e dias de limpeza. Também é importante que você tenha em mente que cães são muito sensíveis à fumaça e podem inclusive absorver algumas toxinas através da pele. Portanto cuidado nunca é demais

Se você suspeita que seu animal de estimação tenha ingerido uma substância tóxica, a primeira coisa que você deve fazer é tentar determinar qual foi a substância química que ele ingeriu ou inalou, ou entrou em contato. Leia o rótulo do produto para conferir os ingredientes de composição do mesmo e também para cientificar-se das instruções sobre a ingestão acidental. Entre em contato com seu veterinário imediatamente ou leve seu pet a clínica mais próxima de você.

Como agir no caso de intoxicação por produtos químicos em cães
Como agir no caso de intoxicação por produtos químicos em cães

Artigos Relacionados:

Auquimia Pet Shop e Consultório Veterinário

O melhor Petshop de Manaus! Aqui seu pet pode se consultar, Vacinar, Imunizar, Operar, Banhar, Tosar, e contar com Assistência 24 Hrs. Entre em contato conosco pelo nosso fone : 92 3636 0666 | 92 99962 0298

Deixe uma resposta

*