Saiba da importância da vacinação de gatos

7 jun, 2016

Saiba da importância da vacinação de gatos

As vacinas previnem diversas doenças. Deixe sempre a vacinação do seu gatinho em dia!
Leve-o ao médico veterinário assim que o comprar ou adotar.

Os animais de estimação precisam ser vacinados para adquirir imunidade, assim como nós, ou seja, para se proteger de doenças.
Antes de serem vacinados, deve-se evitar o contato com outros gatos para que não adoeçam. Os filhotes só devem ser vacinados quando estiverem bem de saúde. Um exame clínico é feito e se tudo estiver bem, a vacina pode ser aplicada. Animais doentes não podem ser vacinados porque o organismo está mais fraco e a vacina não terá o efeito desejado.

As vacinas múltiplas estão sempre no protocolo de vacinação dos animais. São chamadas de múltiplas por protegerem os animais de várias doenças.

O protocolo de vacinação pode ser alterado a critério do médico veterinário, dependendo do local (mais ou menos sujeito a determinados tipos de doença), animal e ambiente em que ele viverá. Mas como guia genérico, o protocolo mais comum a ser seguido é:

Com 8 semanas de idade: vacina múltipla quádrupla (rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose e panleucopenia).
Com 12 semanas: vacina tríplice ou quádrupla*.
Aos 4 meses (17 semanas): antirábica*.
Anualmente: antirábica (que protege seu animal da raiva) e reforço da múltipla.

*Repetir anualmente seguindo sempre o protocolo do médico veterinário!

Animais com menos de 45 dias de idade, no geral, não devem ser vacinados, pois até essa idade ele ainda permanece com a imunidade conferida pela amamentação (se a mãe estiver com a vacinação correta). Se a mãe dos filhotes estiver com as vacinas atrasadas ou nunca tiver sido vacinada, o médico veterinário poderá optar pela vacinação antes dos 45 dias de idade, pois esse filhote não terá recebido a imunização pela amamentação.

Que doenças são essas que as vacinas protegem?
A vacina protege seu animal de diversas doenças que podem até matá-lo.

1. Rinotraqueíte Viral Felina (FV):

É causada por um vírus altamente contagioso. É o responsável por 40% a 45% das infecções respiratórias felinas, também chamadas, em algumas regiões, de “gripe felina”. Os primeiros sinais dela são espirros, febre, conjuntivite, rinite e salivação. Secreção no nariz e no olho seguindo para anorexia (perda de apetite), depressão. Embora poucos gatos adultos morram com essa doença, 50 a 60% dos filhotes acometidos por ela, perecem.

2. Calicivirose Felina (FCV):

Os outros 40 a 45% dos casos de problemas respiratórios em gatos, são causados pela Calicivirose Felina (FCV), que a vacina também protege. Às vezes aparece sozinha às vezes juntamente com a inotraqueite Viral Felina.

O Calicivírus Felino infecta a mucosa (pele) da boca e do trato respiratório. Os sinais característicos dessa infecção é a formação de úlceras na língua, anorexia, depressão, febre, salivação e secreção nasal. O Calicivírus felino é mais severo em gatos jovens ou debilitados.

3. Panleucopenia Felina (FPL)

Panleucopenia Felina (FPL) é uma das mais sérias doenças dos gatos. É muito contagiosa e é transmitida por contato direto de animais não vacinados com animais infectados ou indiretamente por contato com objetos contaminados. Os sinais clínicos são febre, anorexia, vômitos, depressão, fraqueza e diarreia.

4. Chlamydiose:

Chlamydia sp. é um microrganismo que causa uma doença chamada de Clamidiose, a qual tem como sinais conjuntivite e rinite, podendo ser acompanhados de febre e espirros.

5. Raiva:

A Raiva é uma doença transmitida por vírus que pode passar para os seres humanos e para outros animais. Sua vacinação é muito importante. Ela ataca o sistema nervoso e não há cura.

E aí, pronto para adotar ou comprar seu novo gatinho? Venha até a Auquimia Pet Shop e traga seu gatinho.

Saiba da importância da vacinação de gatos
Saiba da importância da vacinação de gatos

Artigos Relacionados:

Auquimia Pet Shop e Consultório Veterinário

O melhor Petshop de Manaus! Aqui seu pet pode se consultar, Vacinar, Imunizar, Operar, Banhar, Tosar, e contar com Assistência 24 Hrs. Entre em contato conosco pelo nosso fone : 92 3636 0666 | 92 99962 0298

Deixe uma resposta

*