Dicas de como cuidar de cachorrinhos recém-nascidos em casa

13 abr, 2016

Dicas de como cuidar de cachorrinhos recém-nascidos em casa

Não se desespere confira dicas sobre os cuidados essenciais com cachorrinhos novinhos nas primeiras semanas de vida.

Dicas de como cuidar de cachorrinhos recém-nascidos em casa
Dicas de como cuidar de cachorrinhos recém-nascidos em casa

Durante as primeiras semanas, se o filhotinho e a mamãe forem saudáveis, tudo correrá bem.  Garanta um local tranquilo, seguro, seco e quentinho para a mãe ficar junto com os filhotes. Na primeira semana, eles irão basicamente dormir e mamar. Preste atenção na alimentação da mamãe cadela, que deve ser reforçada nessa época.

Por mais mansa que seja a cadela, ela pode, sim, ficar brava nessa época. Não a incomode. A cadela irá se encarregar de limpar os cãezinhos e manter os umbiguinhos limpos. Ela irá até mesmo comer as fezes de seus filhotes, não assuste ou ache nojento: essa atitude é normal. Se tudo correr bem, os filhotinhos não irão chorar e ficarão bem na companhia da mãe nas primeiras semanas de vida.

Hora de mamar

Observe se todos os cachorrinhos estão mamando adequadamente. Filhotes precisam mamar nos primeiros dias para que tenham boa saúde. Certifique-se de que todos os filhotes estão realmente mamando. Um filhote mais fraco pode ter maiores dificuldades em chegar à teta da mãe. Procure ajuda veterinária caso isso ocorra. Cãezinhos devem mamar o colostro, que é o leite que a mãe fornece nos primeiros dias após o parto, rico em nutrientes e muito importante para a imunidade dos cachorrinhos contra diversas doenças.

Temperatura adequada aos filhotes

Manter a temperatura entre 25º a 30º C é muito importante! Cachorrinhos não são capazes de manter a sua temperatura corporal sozinhos durante o primeiro mês de vida e podem morrer de frio! Os filhotes devem ficar sempre junto da mãe, em um lugar quentinho, livre de umidade, longe de correntes de ar frio ou oscilações de temperatura. Uma sugestão é uma “caixa maternidade”, que você pode improvisar com um caixa de papelão ou madeira. Pode ser encontrada a venda em pet shops de acordo com tamanho da cadela.

Amamentar exige muito do metabolismo

É fundamental reforçar a alimentação para a mamãe e nunca deixar faltar água fresca. Algumas cadelas, principalmente aquelas que tiveram ninhadas grandes, vão se sentir cansadas e famintas. Alguns criadores fornecem ração de filhote para a cadela nessa fase. A ração de filhotes teoricamente seria para suprir as necessidades de calorias extras em função da lactação.

Mas essa suplementação pode ser feita com aumento na porção da própria ração de adulto ou uma porção extra de patê para cães.

Os cachorrinhos só começam a caminhar e os olhos ficam abertos a partir do 11º ao 15º dia após o nascimento.  Nessa idade, você já pode começar a oferecer papinhas para que eles comecem a aprender a alimentar-se com comida sólida. A partir do 25º dia, você pode oferecer ração seca para filhotes.

Não custa lembrar de novo que é bom procurar um veterinário em até 48 horas após o parto. Problemas com a saúde da mãe podem ocorrer nessa fase chamada de puerpério. É muito importante que o veterinário verifique se existe alguma secreção ou corrimento anormal, indicativo de algum problema uterino. Restos da placenta que não foram eliminados, por exemplo, podem causar uma grave infecção.

Também é necessário avaliar a saúde das glândulas mamárias para verificar se existe necessidade de algum procedimento, pois algumas cadelas podem sofrer com infecções, as mastites, comprometendo a amamentação dos filhotes.

Alguns filhotinhos podem ser rejeitados pela mãe. Ou ainda ficarem órfãos

Existe a possibilidade da manutenção do filhote por meio de alimentação artificial utilizando mamadeiras. Para isso, nunca use leite de vaca. Você pode comprar misturas que são substitutas do leite materno em pet shops, além de receitas que podem ser feitas em casa.

Consulte um veterinário para que ele avalie qual será a melhor opção para alimentar o cachorrinho, além da frequência da “amamentação” artificial e demais cuidados a serem tomados nesses casos. Pode ser indicada também uma  mãe substituta: outra cadela que esteja em lactação pode ajudar a amamentar um filhote órfão.

Será necessária muita paciência, dedicação e delicadeza por parte do tutor nesse momento. Filhotinhos órfãos precisam praticamente de cuidados de hora em hora para manterem-se aquecidos e limpos.

Cuidados de saúde

A primeira vermifugação e vacinação de filhotes normalmente é feita a partir do 21º dia de idade, a critério do médico veterinário.
Confira este vídeo, dicas práticas sobre os cuidados com filhotes recém-nascidos órfãos:

Auquimia Pet Shop e Consultório Veterinário

O melhor Petshop de Manaus! Aqui seu pet pode se consultar, Vacinar, Imunizar, Operar, Banhar, Tosar, e contar com Assistência 24 Hrs. Entre em contato conosco pelo nosso fone : 92 3636 0666 | 92 99962 0298

Deixe uma resposta

*